quarta-feira, 5 de maio de 2010

Conselhos de amiga.

Toda semana eu insisto em inventar uma nova dor. Desde anteontem que todas às noites me aparece uma tal de dor de cabeça. Deve ser devido ao meu retorno a academia. Meu organismo deve estar estranhando depois de tanto tempo ocioso. E falando em academia, meu corpo também encontra-se extremamente dolorido, ainda tentando adaptar-se a sua nova rotina. Sem falar na dor do meu coração, que eu já nem preciso mais citar. E como se não bastassem as minhas próprias dores e os meus próprios problemas, eu também sinto as dores do mundo. Minha melhor amiga apareceu com uma nova dor e eu resolvi tomá-la para mim. E agora que essa minha dor de cabeça não passa, o sono não chega, a fome começa a apertar e a vontade de escrever só aumenta a cada minuto, eu não consigo esquecer a dor que a minha amiga está sentindo e é sobre essa dor que eu vou desabafar agora.
Como será que uma garota se sente ao saber que seu “ex” está namorando outra pessoa?
Será que foi apenas a minha amiga que ficou mal ou será que toda garota passa por essa fase ruim?
Apesar de terem terminado esse compromisso já algum tempo, na medida do possível, eles ainda mantinham uma relação “amigável” e falavam-se até com uma razoável frequência. Talvez por isso o choque dela tenha sido tão grande ao ver por meio de ORKUT as fotos exageradamente apaixonadas para um início de relacionamento que ele insistia em exibir. Ou ainda pelas frases extremamente indiscretas que ele fazia questão de escrever no MSN para mostrar as outras pessoas (ou talvez para mostrar a ela) que estava muito feliz e apaixonado pela nova namorada.
Bom, se ele fez isso com intenção de que ela visse e caísse em prantos, sinto dizer, mas ele conseguiu. A bobona não resistiu e deixou-se abater pela idiotice dele. Ou será que o bobão dessa história não é ele por ter cometido essas atitudes tão infantis?
Eu sempre a considerei tão forte diante dessa história toda. Quase nunca chorou. Não se abalou. Não se deixou entristecer. Ao termino do namoro, não demorou muito a voltar aproveitar a vida, fazer novas amizades, renovar os ciclos. Foi um dos meus grandes exemplos quando chegou a minha vez de por um ponto final em meu relacionamento anterior. Eu sempre a admirei pelo seu modo de encarar a vida.
Será que isso tudo era uma máscara, para que ninguém visse que no fundo ela estava sofrendo, e muito?! Ou será que ela somente se deixou abater agora por estar passando por uma série de problemas familiares, e essa história veio à tona logo nesse período em que ela encontra-se sensível demais com esse turbilhão de fortes emoções?! Muito provavelmente deve ser por esse motivo mesmo. Essas coisas costumam nos acontecer nos piores momentos de nossas vidas.
Mas é natural. Ia acontecer mais cedo ou mais tarde (melhor seria que tivesse sido mais tarde). Ela já deveria estar preparada. Mas na realidade, nós nunca estamos verdadeiramente preparados para esse tipo de situação, não é?!
Ela esperava que ele tivesse tido uma atitude madura de chegar e conversar com ela sobre tudo o que estava acontecendo a ele e a confidenciasse que estava prestes a assumir um relacionamento sério, para que ela estivesse preparada quando isso de fato ocorresse. Tendo em vista que ele até bem pouco tempo atrás, possuía total liberdade para ligar e convidá-la para ir ao cinema, visando quem sabe um possível “flashback”, (convite esse recusado), ela achava que ele também teria liberdade suficiente para ter esse tipo de conversa mais séria quando fosse necessário.
Porém nós sabemos que na vida real não é bem assim, não é mesmo?! Eles geralmente não agem dessa forma quando o grande lance é evitar magoar alguém que tanto lhes amou. Não importa o que você está sentindo, eles simplesmente não se importam. Mas também, talvez nem fizesse tanta diferença assim se ele a tivesse contado antes. Ela ia sofrer do mesmo jeito. A única diferença seria a ilusão de achar que ele ainda se importava com ela. E mais uma vez eu bato na tecla de que as pessoas mudam. O tempo passa e o ciclo renova-se.
Entretanto, eu quero deixar bem claro que isso não significa que ele a esqueceu ou que ele tenha esquecido o tempo em que passaram juntos. Claro que não. Ela foi muito especial em um determinado momento da vida dele. E ele sempre irá lembrar-se dela. Pode ter certeza.
Também não podemos tirar-lhe os méritos e nem deixar de citar o quanto ele tentou reatar esse namoro. Até mesmo um simples convite para ir ao cinema poderia ter gerado um possível “revive” e quem sabe então, ter evoluído para uma reconciliação. Foi ela que nunca quis reatar com ele. E quem sabe, pensando nisso mesmo foi que ela não aceitou esse convite para ir ao cinema. Era medo dele ou medo dela mesma? Era medo de ceder às vontades dele ou de ceder às próprias vontades?
A história desses dois sempre foi muito complicada que envolvia diferenças de comportamentos e até religião. Ela que sempre fez questão de dizer que não tinha mais volta. Sempre achando que ele não gostava dela o suficiente. Que ele não havia mudado ou se esforçado bastante para merecer essa reconciliação. Que não estava preparado para assumir um relacionamento verdadeiramente sério. Por receio do que a sociedade fosse falar da reabilitação desse namoro. Ou sei lá por que raios ela nunca quis reatar o namoro. Somente sei que não reatou. E talvez tenha sido melhor assim. Muito provavelmente não teria dado certo mesmo. Tendo em vista que por mais q eles tivessem mudado, os erros do passado continuariam ali presentes, assombrando feito fantasma, perseguindo-os e não os deixando esquecer, atrapalhando o futuro dessa relação. Antes eu não enxergava isso, mas hoje, um pouco mais amadurecia com as minhas próprias desilusões, posso ver com bastante nitidez esses pontos da questão.
Bom, com relação a fotos exageradas no ORKUT e as frases indiscretas no MSN, isso é pura falta de maturidade da parte dele. É coisa da idade. Embora eu saiba que ainda somos tão jovens quanto ele, nesse quesito somos bem mais evoluídas.
Ele fez isso pela necessidade de auto-afirmação. Para mostrar que está bem. Que já superou o fim do relacionamento com ela. Que está feliz. Ou talvez até mesmo para atingi-la. Mal sabe ele que nem precisava disso. Porque quem está bem, não precisa mostrar para todo mundo que está bem. Basta você mesmo saber que está feliz. Ninguém precisa sair mostrando ou contando que vai trocar de carro, comprar um apartamento novo, mudar de emprego ou que está vivendo o romance do ano. Deixem que as pessoas percebam isso sozinhas. Porque de uma forma ou de outra, as pessoas acabam sabendo de tudo isso. E se você não tiver querendo mostrar isso desesperadamente, as pessoas vão admirá-lo mais ainda por ver que você está bem, e nem vão considerá-lo um idiota por estar exibindo-se exageradamente. Além disso, “ninguém deve gritar muito alto a sua felicidade, pois a inveja tem sono leve”.
Enfim, eu acredito que minha amiga, ou qualquer outra garota que esteja passando por essa mesma situação, não deve preocupar-se demais com isso. E sim, deve viver à sua própria vida sem se importar com a vida do outro. Deve parar de uma vez por todas de olhar as fotos deles, ou por um acaso vocês são masoquistas? Se forem, me poupem da intimidade sexual de vocês, por favor! Brincadeiras à parte, posso ainda apostar que esse romance que ele esta vivendo agora, é apenas ‘fogo de palha’. Paixão que chega assim de repente, costuma ir embora mais de repente ainda (experiência própria). E se não for também, paciência. Deixe que ele seja feliz ao lado dela. E vá ser feliz por outro lado. Afinal de contas somos lindíssimas e não dependemos de homem nenhum para encontrarmos a nossa própria felicidade.
E ainda tem mais, se um dia vocês tiverem de ficar juntos novamente, ele pode namorar até com a Gisele Bündchen, que ainda acaba voltando para você.
Preocupe-se em aproveitar sua vida, cuidar de você e cultivar o “seu jardim”. Dessa forma, posso até jurar que nunca faltarão borboletas antigas e novas borboletas visitando seu jardim.

2 comentários:

  1. E no final a gente sempre encontra quem estava procurando a gente!
    =]
    Adorei seus textos. Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Kátia...

    Que bom que você tem gostado dos meus textos. Sinta-se a vontade para ler, apreciar e comentar, sempre! ;)

    É verdade... pode até demorar, mas um dia a gente encontra : o amor! =)

    ;***

    ResponderExcluir